Notícias sobre a morte de Danilo Doneda

https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2022/12/5057664-morre-danilo-doneda-professor-do-idp-e-referencia-na-lei-de-protecao-de-dados.html

Morre Danilo Doneda, professor do IDP e referência na Lei de Proteção de Dados

Diante do seu conhecimento no assunto, ele coordenou a redação do esboço do projeto da Lei de Proteção de Dados, que serviu como base para a LGPD, em vigor desde 2020

CB
Correio Braziliense
postado em 08/12/2022 14:31

 

 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Morreu neste domingo (4/12), o advogado Danilo Doneda, aos 52 anos, vítima de um câncer. O enterro de Doneda foi em Curitiba, onde morava. Danilo Doneda deixa a esposa e três filhos.

Especialista em proteção de dados no Brasil e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Doneda também era conselheiro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade, cargo indicado pela Câmara de Deputados.

Diante do seu conhecimento no assunto, o advogado trabalhou como coordenador-geral na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, onde coordenou a redação do esboço do projeto da Lei de Proteção de Dados, que serviu como base para a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em vigor desde setembro de 2020.

Danilo Doneda atuava também como membro do Conselho Diretor da International Association of Privacy Professionals (IAPP) e professor de direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em nota publicada nas redes sociais, o IDP afirmou que Doneda teve uma “trajetória acadêmica brilhante” e que a contribuição do advogado marcou uma docência exemplar, na qual “colecionou admiração da comunidade acadêmica”.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB) também manifestou condolências pelo falecimento de Doneda. “Doneda foi referência nacional na área do direito digital. O profissional era conselheiro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade, cargo indicado pela Câmara de Deputados. Doneda palestrou na VII Confêrencial Estadual da Advocacia, em 2021, em sua especialidade, privacidade e proteção de dados. O profissional também teve atuação determinante para marcos regulatórios nessas temáticas”, diz a nota emitida pela OAB/PR.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *