Notícias sobre a morte de Danilo Doneda

Por g1 PR — Curitiba

 


Danilo Doneda faleceu aos 52 anos — Foto: Unesco/Divulgação

Danilo Doneda faleceu aos 52 anos — Foto: Unesco/Divulgação

Morreu neste domingo (4) o advogado Danilo Doneda, considerado um dos principais especialistas em proteção de dados no Brasil e professor de Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Doneda foi vítima de um câncer, que foi descoberto há três meses. Ele será sepultado em Curitiba, onde morava, deixa a esposa e três filhos.

O advogado tinha 52 anos e era conselheiro da Autoridade Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade, cargo indicado pela Câmara de Deputados.

Além disso, trabalhou como coordenador-geral na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, onde coordenou a redação do esboço do projeto da Lei de Proteção de Dados, que serviu como base para a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em vigor desde setembro de 2020.

Ele atuava também como membro do Conselho Diretor da International Association of Privacy Professionals (IAPP), além de ser professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Em nota publicada nas redes sociais, o IDP afirmou que Doneda teve uma “trajetória acadêmica brilhante” e que a contribuição do advogado marcou uma docência exemplar, na qual “colecionou admiração da comunidade acadêmica”.

Além disso, a instituição reforçou a contribuição do advogado.

“Nosso agradecimento por todos os anos de contribuição especial à nossa instituição e à pesquisa brasileira”, afirma a nota.

 

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná (OAB) também manifestou condolências pelo falecimento de Doneda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *