Notícias sobre a morte de Danilo Doneda

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ultima-hora/seu-direito/morre-danilo-doneda-advogado-referencia-em-lgpd-no-brasil-1.3308569

Morre Danilo Doneda, advogado referência em LGPD no Brasil

Doneda tinha 52 anos e deixa três filhos

O advogado Danilo Doneda posa para foto em cenário cinza
Legenda: Advogado foi uma das principais vozes no debate sobre privacidade digital no país
Foto: Reprodução/redes sociais

Na tarde do último domingo (4), faleceu Danilo Doneda, um dos mais importantes nomes no desenvolvimento da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGDP). O advogado, que tinha 52 anos, participou ativamente das discussões sobre segurança digital no Brasil.

Doneda foi um dos mais importantes membros dos debates envolvendo o Marco Civil da Internet, além de fazer parte do conselho responsável por orientar a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), entidade que regulamenta a proteção de dados no país.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre e Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o advogado auxiliou na elaboração da LGPD, atuando nas áreas de investigação criminal e segurança pública.

Ele ainda foi convidado a integrar o Conselho Nacional de Proteção de Dados e Privacidade, da Câmara dos Deputados. A instituição orienta a ação de órgãos públicos na área, além de produzir relatórios sobre privacidade de dados.

Na internet, Doneda debateu a respeito das fake news e redes sociais.

A causa da morte não foi divulgada pela família. O advogado deixa esposa, três filhos, e um longo legado dentro do direito digital.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *